ATV 20
- Marcos André
- 5 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
“Desconsiderando os exercícios já apresentados na disciplina, exemplificar e discutir como a teoria dos conjuntos pode ser aplicada no desenvolvimento de aplicações multimídia”.
“A Teoria dos conjuntos é a teoria matemática dedicada ao estudo da associação entre objetos com uma mesma propriedade, elaborada por volta do ano de 1872.”

Existem diversos instrumentos no campo de estudo da multimídia, sejam imagens no design, modelos tridimensionais, objetos de programação, a teoria dos conjuntos vem para trazer associações matemáticas entre objetos com uma mesma especificidade.
Como já visto em sala, temos o exemplo da Chroma key que consiste na diferença entre o conjunto representado pelo objeto central da cena e sua máscara.

Outro exemplo muito comum aos profissionais da área de edição de imagens são as ferramentas de corte rápido dos editores de imagem,como por exemplo o QuickSelection Tool e o Magic Wand Tool do nosso conhecido Photoshop.

No Illustrator temos um exemplo ainda mais claro da teoria dos conjuntos que realiza mudanças em duas formas de acordo com uma lei de modificação como mostra a aba abaixo:

Outro conceito interessante, um pouco à parte da área de imagens é o conceito de classes na programação. Uma classe representa um conjunto de objetos com características afins. Uma classe define o comportamento dos objetos através de seus métodos, e quais estados ele é capaz de manter através de seus atributos. Ou seja a união de todos os métodos e atributos desses objetos, forma a classe a qual estes pertencem.
Ainda no paradigma da orientação a objetos podemos dizer que uma classe abstrata, é um conjunto maior gerador de subconjuntos que consistem nas classes derivadas.
Outro exemplo importante da teoria dos conjuntos na multimídia, consiste na correta compreensão do esquema de cores, onde, temos os três conjuntos principais R,G,B que através de suas associações geram todas as outras cores que conhecemos.

Comments