ATV 23
- Marcos André
- 6 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
"Avaliar a palestra 'The Beauty of Data Visualization',David McCandless em www.ted.com"

Realmente, através dessa palestra percebi o quão baixa é nossa taxa de absorção de informações. O nosso sentido da visão, de fato, é o mais capaz de nos fornecer estimativas acuradas e nos fornecer uma real compreensão dos dados que nos são mostrados.

Quando David McCandless mostrou o "The Billion Dollar
Gram" foi que se tornou mais claro o quanto a maioria dos
espectadores não estão aptos à quantificar e mensurar enormes quantias numéricas dentro de um padrão comparativo. É impossível ao espectador processar tantos conceitos despejados nele pela mídia. A impressão que fica é que a difícil compreensão desses dados servem aos propósitos dos veículos de informação de massa. Através desses exemplo, vemos o quão fácil é manipular a informação.
Progressivamente, David trouxe exemplos cada vez mais interessantes que nos mostra o quanto a visualização de dados é de fundamental importância em nosso cotidiano.
Com o passar do tempo, tudo se torna mais rápido, ágil, e os profissionais da área do design da informação deram um passo à frente para acompanhar essa tendência.
Como foi mostrado é o nosso sentido da visão que capta mais estímulos. Assim, essas informações precisam ser adaptadas para que sejam melhor assimiladas.

É possível notar como a informação toma nova forma, textura e cor quando ela é tratada e transformada em um diagrama visual.
Além disso, os profissionais que trabalham com a visualização de dados contribuem,e muito, para facilitar o nosso acesso a informação.
Eu, particularmente, achei extremamente útil o diagrama de estudos científicos sobre os diversos suplementos alimentares do mercado. E foi isso que achei de toda a área da visualização de dados!
Uma área extremamente promissora que traz à todos um acesso fácil e descompilado de grandes quantidades de informação.Antigamente o problema era a baixa quantidade de informações,hoje, a questão é como processar tantas!
Por sorte, temos grandes profissionais à trabalhar em nosso favor e defesa.
Comentarios